quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

WGSN @ SPFW

Aconteceu ontem, em São Paulo, o seminário WGSN @ SPFW mostrando as macrotendências para 2012.

Assim como os outros encontros do WGSN, esse foi cheio de informação e, principalmente, muita, muita inspiração.

(Fica aqui minha promessa de um post explicando o que é e o que faz esse tal WGSN, mas pra quem não souber e já estiver curioso, pode ir se adiantando aqui: www.wgsn.com )

Em uma palestra riquíssima em conteúdo, Juliet Warkentin, editora-chefe do WGSN,  explicou as macrotendências para 2012, segundo o WGSN: Cinematic, JPEG Gen e Primal Futurism.

A Cherry Plus fez vídeos MARAVILHOSOS para explicar essas tendências, reunindo textos breves e imagens lindíssimas. 




Cinematic é a tendência que traz de volta a nostalgia do cinema, as luzes do verão, a memória visual de filmes que fazem parte da nossa história. Esta tendência respira memórias nostálgicas provocadas pelos filmes. E é esta nostalgia que dá forma à ela. 

Tratando -se de produtos de moda, ela pode ser traduzida por estampas marcantes, florais, cores fortes, silhuetas vintage e muito – muito! – glamour hollywoodiano e toques de fantasia. O sexy óbvio fica de fora para dar lugar ao drama. Os chamados fashion films – minidocumentários feitos pelas marcas como a trilogia de Lady Dior – estão em alta.




JPEG Gen é essa tendência que vai além da geração Y, essa que somos nós, formada por pessoas que vivem no mundo cheio de sagacidade, ironia e situações repentinas. A estética da velocidade na produção e dos materiais de informática se combinam em texturas incomuns e geram pastiches de materiais, estampas e formas desconexas.


 


Primal Futurism é o reino do minimalismo que mistura o antigo, o mitológico e o “cru” com estética extremamente moderna e tecnológica. Estruturas com cortes grosseiros contrapõem superfícies refinadas e criam híbridos sofisticados. Acabamentos apurados de materiais rústicos também caracterizam a tendência. O movimento é de luxo com menos ostentação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário