terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

E o que é o tal WGSN?



Outro dia prometi explicar o que era o tal WGSN, aquele responsável pelos vídeos de tendência que eu postei aqui.

Então vamos lá...

Como a gente descobre o que é tendência? E qual será a próxima novidade no mundo da moda, do design, etc?

Foi pensando nas respostas para essas e outras perguntas de estilo e comportamento, que nasceu em 1998, a Worth Global Style Network. A londrina WGSN é um portal de estilo que busca tendências de comportamento no mundo todo. 

Atualmente o WGSN é o líder mundial no serviço de pesquisa on-line, análise de tendências e notícias para a indústria da moda e estilo. É uma empresa global que atende as maiores marcas de moda. Uma super fonte de informação e inspiração para estilistas, criadores e todos os profissionais do mercado.

A equipe conta com mais de 200 pessoas viajando o mundo inteiro: fotógrafos, jornalistas, pesquisadores e trendwatchers em geral, espalhados pelas principais cidades do mundo, sempre em busca de novidades. Todo o material coletado pelo grupo é disponibilizado no portal da WGSN, para mais de 3000 assinantes que diariamente passam por lá pra conferir. São assinantes marcas como Calvin Klein, Dolce & Gabbana; Donna Karan, Adidas, Animale, Daslu, C&A, Renner, entre muitas outras.

A marca assina um plano de por exemplo, um ano com o WGSN, que tem a função de manter a marca sintonizada com o mercado de tendências, e dá acesso a mais recente inteligência internacional de estilo.

Basicamente falando, enquanto estamos no verão de 2011, o WGSN já tem uma pesquisa pronta das próximas tendências para o verão de 2012 e estudos para o de 2013. 

Não é coincidência quando vemos nas temporadas de moda os estilistas desfilando uma mesma tendência. Significa? Isso é o que chamam de cool hunting, ou seja, “caçador de tendências”.

O site é dividido de diversas maneiras e o assinante tem várias possibilidades de busca: por segmento (masculino, feminino, infantil, etc), por tipo de produto, pode buscar referências de desfiles, celebridades, vitrines, embalagens, enfim... uma infinidade de coisas.

Minha parte favorita é o painel de inspiração e referências para cada tema ou macrotendência. Porque eles cumprem muitíssimo bem o papel de  “inspiradores”.

Uma amostrinha aqui:

Painel de mood do tema 'Cinematic' (um dos vídeozinhos)

Painel de referência

Informações mais detalhadas aqui.


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